Por que usar o A/C automotivo?
O A/C automotivo deixou de ser um item de luxo e se tornou algo indispensável para muitas pessoas.
Um dos principais motivos para se usar o A/C automotivo é a questão da segurança. Com o aumento da criminalidade, circular com os vidros fechados acaba sendo uma defesa a mais contra assaltos;
Aumenta a segurança na direção em dias de chuva, pois desembaça os vidros melhorando a visibilidade;
Proporciona melhor qualidade de vida a motoristas e passageiros trazendo conforto térmico e os benefícios de transitar sem barulho e respirando um ar menos poluído pois o equipamento filtra o ar que entra em seu veículo.
Qual a importância da troca do filtro de cabine e a higienização para nossa saúde?
A troca do filtro e a higienização do A/C são de extrema importância para nossa saúde! O acúmulo de fungos, bactérias e ácaros, pode causar várias complicações em nosso sistema respiratório, como rinite, asma e alergias diversas. Usar o ar-condicionado sem a devida manutenção e higienização traz um grande risco à saúde, principalmente a das crianças.
Quando devo revisar o ar-condicionado do meu veículo?
A recomendação é que se faça a revisão (troca do filtro de cabine e a higienização) a cada 1 ano ou 15 000 km (o que vier primeiro). Porém alguns sinais também podem indicar essa necessidade:
- Dificuldade de ventilação;
- Ruído;
- Refrigeração insuficiente;
- Mau cheiro;
- Problemas respiratórios.
Devo usar a circulação interna ou externa?
A circulação interna possui algumas vantagens. Como não permite que seja feita a troca do ar de dentro do veículo com o meio externo, é a melhor opção quando se está transitando em locais com poluição, fumaça ou por exemplo em estradas terra. O sistema fechado impede a entrada dessas impurezas. Outra vantagem da circulação interna é a aceleração no processo de refrigeração. Porém, o ideal é sempre que possível variar as duas funções para que aconteça a renovação do ar. Usar apenas a circulação interna, após um período pode ser prejudicial à saúde dos ocupantes pois sem a troca do ar no interior do veículo a quantidade de oxigênio pode ficar escassa e os níveis de gás carbônico podem se acumular.
Quais são principais componentes do Sistema de ar-condicionado automotivo?
Os principais componentes são: compressor, condensador, mangueiras/tubulações, filtro secador e evaporador.
Não ligar o ar-condicionado pode prejudicar o sistema?
Sim. É recomendado ligar o ar-condicionado do seu veículo pelo menos uma vez por semana por alguns minutos para circular o gás, o óleo, garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento de peças.